Nota Pública da Igreja Batista do Caminho em favor da Democracia

● NOTA PÚBLICA ●

O Evangelho de Jesus é o centro da nossa vida, a razão da nossa comunidade e o motivo da nossa esperança. A partir do Evangelho somos interpelados a dar sinais de amor, justiça, paz e plenitude de vida para todas as pessoas. O Deus revelado na pessoa de Jesus sempre provou a universalidade do seu amor a partir da experiência concreta dos pobres e oprimidos.

O fato é que estamos vivendo um momento grave em nosso país com ataques sistemáticos a nossa já tão frágil Democracia. Narrativas de ódio, bélicas, preconceituosas e anti democráticas ganham escopo institucional e se traduzem em um projeto de poder.

Entendemos que a Democracia é um valor a ser defendido e aperfeiçoado, garantindo-se as liberdades individuais e coletivas. Toda ditadura é perversa, genocida e contra os valores derivados do Evangelho.

Acreditamos no diálogo, no respeito à diversidade, na participação do povo nas decisões do país, na imprensa livre, na cultura de paz e nos valores dos direitos humanos.

Diante da gravidade que nos ronda, o silêncio e a neutralidade não são opções. A nossa fé em Jesus nos exige posição, firmeza e coragem. O Evangelho está para além de toda e qualquer categorização política e ideológica, mas seus princípios orientam nossas ações e escolhas.

Diante dos conflitos da história, com consciência e integridade, escolhemos a causa da liberdade, da paz e dos pobres. Causa-nos espanto a naturalização de discursos autoritários em nosso país.

Como Igreja nos colocamos ao lado da Democracia, do diálogo, da defesa da dignidade humana, de uma cultura de paz e de amor ao próximo, de carinho pela vida e de sensibilidade humana.

É por e com amor que nos posicionamos e desejamos vida plena para todas as pessoas.

Igreja Batista do Caminho

“Bem aventurados os que promovem a paz, porque serão chamados filhos de Deus” (Mt 5,9)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com