30 de outubro de 2015

Quem Somos

Não só esperar pelos céus, mas construir hoje uma nova terra

Somos a Igreja Batista do Caminho, formada por pessoas que aceitaram o convite do Evangelho para fazer parte do seguimento de Jesus. Cremos na revelação de Deus, em Jesus de Nazaré, como expressão máxima de amor e de solidariedade divina com a humanidade. Cremos que seguir Jesus significa uma entrega profunda, fruto da Graça, para ajudar o mundo a ser um lugar de justiça, solidariedade e liberdade para todas as pessoas. Confiamos na comunhão, na partilha, na convivência e na amizade e por isso decidimos nos constituir uma comunidade de fé. Lemos a Bíblia pelo viés dos povos oprimidos e das vítimas da terra, e acreditamos que o semblante de Deus se revela especialmente no rosto daqueles e daquelas que sofrem. Discernimos que toda forma de opressão, preconceito, injustiça e exploração constitui uma ofensa à humanidade e ao próprio coração de Deus. Apostamos no diálogo, nos movimentos ecumênicos e inter-religiosos e na busca pelo bem comum. Temos o Reino de Deus como esperança de consumação de vida plena para toda a humanidade, como fruto da obra redentora de Cristo. Assumimos que a esperança desse Reino não nos deve fazer esperar, mas protagonizar com humildade as mudanças que sinalizam esta nova Vida. Carregamos nossos limites e contradições, mas estamos aqui de portas e corações abertos nessa fé comum em Jesus. Esta é nossa aposta e assim vamos pelo Caminho.

“Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus.” (Mateus 5:16)

Nosso Caminho

A Igreja Batista do Caminho foi fundada como Congregação da Primeira Igreja Batista de Niterói (PIBN), em julho de 2009, em Piratininga – Niterói, e emancipada como igreja em dezembro de 2012. Formar uma nova igreja foi um sonho, fruto dos encontros de um grupo de cerca de 20 jovens vinculados à liderança de jovens e adolescentes da PIBN na época. A oportunidade de dar continuidade a sua experiência religiosa individual e coletiva e promover um espaço de vivência do evangelho de forma profunda, singela e contextual veio com o projeto evangelístico de implantação de igrejas da PIBN.

Após meses de reuniões, devocionais e debates, o grupo, apoiado pela sede, inaugurou, em julho de 2009, a Igreja Batista do Caminho, sob os cuidados do pastor Henrique Vieira, e de um colegiado de outras 4 pessoas eleitas em Assembleia, construindo dialogicamente o caminho teológico, pedagógico e identitário a ser percorrido, sempre contando com a participação e generosidade de todos os membros. Nestes 6 anos de atividades, a comunidade desenvolveu iniciativas pastorais, pedagógicas, culturais e comunicacionais. Através dos cultos, da partilha bíblica, das oficinas, dos saraus, congressos artísticos e debates teológicos, a igreja procurou desenvolver uma perspectiva ampla de evangelho, que contemplasse a humanidade em todas as dimensões, que vivesse o amor de Cristo em todas as dinâmicas da existência, que permitisse o amadurecimento individual e coletivo, que promovesse a justiça social e a construção coletiva.

A comunhão e o cuidado pastoral como responsabilidade de cada membro uns com os outros são um traço marcante da comunidade. A igreja tem sido cenário de conversões, batismos, reconciliações e reaproximações. E após 6 anos caminhando com um endereço fixo em Piratininga, procurando ser sempre sensível ao seu tempo e à relevância do Evangelho para as questões que surgem a cada dia, e à maneira como se configuram as relações e conexões atuais, em Novembro de 2015 reformulou-se o formato dos encontros e da própria forma geográfica de ser igreja. Em todo lugar, em todo o tempo, com tudo o que somos. Seguimos na Caminhada com encontros mensais em Niterói, no Rio de Janeiro e nas casas abertas.

Missão, Visão e Valores

Missão

Viver e proclamar o evangelho de forma integral, valorizando toda a criação e manifestando do reino de Deus através do amor ao próximo, do discipulado e da promoção da justiça social.

Visão

Ser uma igreja reconhecida por uma vivência relevante do evangelho, pela valorização do ser humano em todas as suas dimensões pela comunhão e pela prática do amor.

Valores

  • Justiça social
  • Respeito a toda criação divina
  • Amar
  • Ética
  • Sensibilidade cultural
  • Alteridade
  • Discipulado
  • Coerência com os princípios bíblicos
  • Valorização da família
Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com